terça-feira, 14 de junho de 2011

O menor mamífero não voador do mundo

Boa tarde!


A essência de estudar o mundo animal é nos depararmos com informações que nos fazem perceber que ele é simplesmente encantador! Portanto, trouxe para vocês algumas informações que falam sobre o menor mamífero não voador do mundo: o musaranho!


Não existe nenhuma espécie de musaranho no Brasil, portanto, são desconhecidos pela maioria dos brasileiros.
Esses animais surgiram na Eurásia, migraram para a África, depois para a América do Norte e finalmente para o norte da América do Sul.
Medem cerca de 10 cm e pesam cerca de 15 gramas, sendo semelhantes a camundongos. Têm membros pequenos, olhos diminutos não cobertos, focinhos grandes, pelagem geralmente densa, curta e escura, com pés e cauda normais.
Algumas espécies praticamente não dormem para não deixar de se alimentar. Por causa do metabolismo acelerado, muito tempo sem comida pode significar a morte.



A maioria das espécies tem hábitos noturnos. Sendo encontrados em ambientes bem variados: de regiões semi-áridas a florestas quentes e úmidas, florestas de montanha e áreas alagadas. A maioria vive na superfície do solo, mas algumas espécies são fossoriais (habitam galerias subterrâneas) e outras semi-aquáticas ou arbóreas.
Algumas espécies têm uma glândula odorífera que parece ficar mais ativa na época reprodutiva e quando é atacado por um inimigo, solta um odor para deconcarajar os predadores. Outras têm glândulas salivares que produzem substâncias tóxicas, usadas para paralisar suas presas.
Vivem, em média, de um a dois anos e seus principais predadores são os gaviões e as corujas.

0 comentários:

Postar um comentário