Desde quando iniciamos o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tivemos a oportunidade de realizar atividades com o intuito de envolver a comunidade interna (meio acadêmico) com a comunidade externa (meio não acadêmico). Portanto, compartilharei com vocês uma aula desenvolvida no 1º ano do curso (2008), com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Terceira Idade, na qual o resultado foi muito produtivo:
Inicialmente aplicamos uma dinâmica sobre a capacidade de memorização de imagens na qual o público-alvo foi dividido em dois grupos, onde cada um observou uma imagem diferente (um grupo observou a figura de um barco e o outro observou figuras geométricas em desordem) durante 20 segundos. Depois tiveram que reproduzir as imagens observadas, sendo a figura do barco mais fácil de montar, pois ela tem um sentido para nós, está guardada na nossa memória.
Prosseguimos com o conteúdo teórico explicando sobre as diferenças do Sistema Nervoso nos seres vivos, sua unidade básica (neurônio), glias e sinapse. Para esta última foi realizada uma representação teatral do caminho do impulso nervoso.
Retomamos a explicação teórica falando sobre a divisão do Sistema Nervoso e seus componentes, com o auxílio de peças anatômicas e um pequeno texto em que algumas letras estavam trocadas por números para demonstrar a capacidade de organização do cérebro.
Completamos a explicação teórica com os conteúdos sobre o ato e arco reflexo e realizamos a “Dinâmica dos Cinco Sentidos” para que o público-alvo compreendesse que o Sistema Nervoso é responsável pelo controle e coordenação de inúmeros processos. Dessa forma dividimos a sala em cinco grupos. Um deles saboreou alguns produtos diferenciados; outro apalpou alguns objetos; o seguinte sentiu o odor de certas substâncias; um ouviu alguns estilos de música e outro analisou imagens. Tudo isso para um maior entendimento do público-alvo em relação ao Sistema Nervoso.
Prosseguimos com o conteúdo teórico explicando sobre as diferenças do Sistema Nervoso nos seres vivos, sua unidade básica (neurônio), glias e sinapse. Para esta última foi realizada uma representação teatral do caminho do impulso nervoso.
Retomamos a explicação teórica falando sobre a divisão do Sistema Nervoso e seus componentes, com o auxílio de peças anatômicas e um pequeno texto em que algumas letras estavam trocadas por números para demonstrar a capacidade de organização do cérebro.
Completamos a explicação teórica com os conteúdos sobre o ato e arco reflexo e realizamos a “Dinâmica dos Cinco Sentidos” para que o público-alvo compreendesse que o Sistema Nervoso é responsável pelo controle e coordenação de inúmeros processos. Dessa forma dividimos a sala em cinco grupos. Um deles saboreou alguns produtos diferenciados; outro apalpou alguns objetos; o seguinte sentiu o odor de certas substâncias; um ouviu alguns estilos de música e outro analisou imagens. Tudo isso para um maior entendimento do público-alvo em relação ao Sistema Nervoso.
0 comentários:
Postar um comentário