sexta-feira, 10 de junho de 2011

Verdade Inconveniente


Você já parou hoje para pensar no mundo em que vive, nas circunstâncias em que se encontra a natureza, no ritmo acelerado que anda nossa vida, o ritmo das informações e dos acontecimentos?

Estamos em crise ambiental, esta é verdade inconveniente dita por Al Gore em seu documentário e livro. Essa crise representa perigo e nos incita a agirmos já. Não é só uma questão política, é uma questão social, um problema que pede a todos para ser resolvido.
Enfrentamos atualmente fenômenos naturais como furacões, terremotos, tempestades e enchentes que nos parecem cada vez mais intensos e destrutivos. Estudos mostram que a destruição da camada de ozônio pode aumentar a temperatura média do Planeta Terra pelo aumento da radiação solar, que não é filtrada corretamente. O derretimento das geleiras também pode ter efeitos devastadores porque o gelo reflete a luz solar, se há menos área de gelo, uma maior parte de água líquida será exposta ao sol e absorverá seu calor. Parece insignificante, mas se pensarmos numa escala de tempo como por exemplo 100 anos, é provável que a quantidade de gelo esteja bem menor e a temperatura global aumentada significativamente.
A questão do lixo, da poluição das águas, uso de combustíveis fósseis, etc., são discutidos nas escolas, ruas, empresas, mas dificilmente os hábitos das pessoas mudam depois de já estarem acostumadas a agir de uma determinada forma em seu dia-a-dia.
Se toda a sociedade tomasse consciência de que deve se unir em prol de um planeta Terra que sustente toda forma de vida, não só a humana, considerando as espécies ameaçadas de extinção por causas antrópicas ou mesmo algumas já extintas, talvez o mundo se tornasse melhor em vários outros aspectos também, como distribuição da riqueza de forma mais igualitária, extinção da fome e da miséria em países pobres, diminuição da violência, entre tantos outros problemas sociais urgentes.
Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário